Media training: estratégia para se destacar durante entrevistas

Compartilhe este post

Um dos momentos mais aguardados ao iniciar o serviço com uma assessoria de imprensa é certamente realizar a tão aguardada entrevista com o veículo sonhado! Mas e aí, está preparado? É preciso saber como aproveitar ao máximo essa oportunidade, tendo em vista que ela pode ser uma porta de entrada para estabelecer um relacionamento de confiança com o jornalista. 

Uma boa dica para os iniciantes é começar com veículos menores para criar mais intimidade com a situação, além de trabalhar melhor sua habilidade de articulação e comunicação com a mídia. Afinal, uma entrevista para uma rádio é bem diferente de uma realizada para uma TV. Por exemplo, uma boa postura e vestimenta adequada combina mais com os meios televisivos enquanto que uma fala mais calma em um ambiente sem ruídos e barulhos externos é a recomendação para que os ouvintes possam receber a mensagem pelo rádio. 

Aproveite a oportunidade, fuja do comum! 

Uma coisa é certo nenhum jornalista gosta de um entrevistado que fica o tempo todo realizando merchan de sua empresa, é preciso oferecer um algo a mais, mostrar que não apenas a companhia é diferenciada, mas sim as pessoas que a compõem. Por isso, seguem algumas dicas de como se destacar durante as entrevistas:

  1. Tenha domínio sobre o tema da entrevista – É fundamental estar preparado para a ocasião. Se possível pesquise alguns tipos de matérias produzidas anteriormente pelo jornalista a fim de conhecer mais sobre o tipo de temas e abordagem que ele pode adotar no bate-papo. 
  2. Riqueza de conteúdo – Nem muito e nem muito pouco! É preciso saber como repassar as informações para o jornalista, afinal, não adianta realizar uma conversa e falar durante vários minutos sobre temas que fujam da pergunta ou ser monossilábico. É preciso fugir do óbvio e acrescentar informações relevantes para ganhar o destaque merecido. 
  3. Capacidade de improviso e argumentação - Nem sempre as entrevistas terão ou seguirão um roteiro pré-estabelecido! Quando falamos de entrevistas ao vivo então, nem se fala. Por isso, é preciso estar preparado para todos os cenários e estar à par de tudo relacionado ao seu mercado de atuação. 
  4. Key messages:  Como dito acima a não ser que a matéria seja sobre a empresa, evite ficar falando apenas de seu produto ou serviço! No campo da televisão muitas vezes isso sequer é possível devido a questões comerciais. No entanto, é preciso ter em mente com clareza algumas mensagens chave, como um slogan, para conseguir realizar essa ligação com seu público de interesse. 

Agência Deadline pode ajudar nesse processo!

Atuando de uma maneira muito próxima ao cliente, a Agência Deadline está pronta para auxiliar o cliente durante o processo. Caso a entrevista ocorra em São Paulo, sede da assessoria, o assessorado conta com um suporte presencial da nossa equipe para orientações sobre como conduzir a entrevista até sugestões de ganchos e conteúdos apresentadas para os jornalistas durante o evento para aprimorar ainda mais matéria. 

Porém, caso seja algo fora de São Paulo, nossa equipe oferece todo o suporte e orientações prévias sobre o jornalista, o conteúdo abordado e o envio do conteúdo publicado deixando o cliente focado apenas na transmissão do conteúdo. 

Quer saber mais detalhes? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços. 



Compartilhe este post

Comece seu projeto agora mesmo


Quero minha assessoria
UX, UI e tecnologia feita pelo Zé Dani 👨🏻‍💻