Embora muito conhecido no meio das grandes empresas que buscam aumentar sua exposição e, consequentemente, divulgação de seus serviços e produtos com seu público de interesse, o serviço de assessoria de imprensa pode e deve ser explorado também por empresas menores e até profissionais autônomos. Muitas vezes, esse público opta por depositar sua divulgação única e exclusivamente através das redes sociais, acreditando que o serviço de um se equipara com o outro.
Na verdade, é justamente o contrário! Essas duas áreas atuam de uma maneira muito mais forte atuando juntas em prol da empresa. Enquanto um conversa com o consumidor (marketing) a outra consegue potencializar a comunicação para outros canais como o B2B.
Quando incluir o serviço de assessoria de imprensa no orçamento?
O serviço de assessoria de imprensa é uma estratégia fundamental para o crescimento de empresas de qualquer porte, portanto, ele pode ser implementado a qualquer momento! É claro que alguns fatores ajudam a potencializar a divulgação, tais como: um bom site, canais de comunicação (redes sociais) atualizados, planejamento de marketing, estratégias e números sobre a empresa definidos para os próximos anos. Esse conjunto de informações é muito importante para aumentar o leque de assuntos e temas que a assessoria pode explorar com os veículos de imprensa focando em outros temas que não sejam apenas o material institucional.
O trabalho é rápido ou costuma demorar os resultados?
Embora muitas vezes o retorno seja rápido, é importante frisar que o trabalho é desenvolvido de forma que seja uma construção a longo prazo, tornando o assessorado uma fonte recorrente com os veículos de imprensa. Com isso, ele passa a ser uma fonte segura, acionada recorrentemente, para falar sobre o setor em que está inserido, por exemplo.
Para que algumas etapas sejam antecipadas, sempre é válido ressaltar que para um melhor desenvolvimento do trabalho é necessária uma “força-tarefa” onde o cliente abastece a assessoria com a maior riqueza de detalhes possíveis. Desta forma, é possível criar diversas sugestões de pautas e temas que podem gerar visibilidade para a empresa de maneira simultânea, como por exemplo, ao trabalhar com uma empresa do segmento pet é possível abordar de maneira paralela conteúdos relacionados a empreendedorismo, produto e sobre a gestão da rede.
Mas afinal, dá retorno mesmo o serviço?
O objetivo principal da assessoria de imprensa é conseguir uma maior autoridade para seu assessorado através das matérias conquistadas, assim ele consegue ganhar posicionamento e evidência. Porém, vale destacar que esse ganho gera de maneira involuntária diversos outros benefícios como impulsionar o crescimento da empresa na geração leads (contatos que demonstram interesse no produto/serviço) que podem converter em vendas, aumentar a exposição do cliente com os próprios veículos de imprensa que passam a conhece-lo para futuras matérias e, ter o conteúdo previamente publicado, sendo replicado em outros canais, por exemplo.
Agência Deadline pode ajudar nesse processo!
Nossa empresa é especializada no serviço de assessoria de imprensa! Com uma atuação bastante diferenciada e bem próxima ao cliente, buscamos entender o DNA do cliente para elaborarmos as melhores estratégias comunicando a notícia através de diversos canais de comunicação.
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